faq - frequently asked questions

O que é Woodn?
Quais são as vantagens de Woodn em relação a outros WPC?
Que coeficiente de transmitância térmica tem o Woodn?
Que diferença há entre uma fachada revestida e uma fachada ventilada?
Qual é o comprimento máximo das ripas?
Woodn oferece isolamento acústico?
Woodn tem cavidades internas, ou seja não é um material por assim dizer “cheio”, quais são as vantagens?
Como se elimina o Woodn?
Woodn possui a certificação MED?
Que garantia tem o produto Woodn?


O que é Woodn?

É uma madeira técnica.

Woodn é um material compósito de PVC e fibras de madeira que faz parte da família dos WPC (compósitos de madeira-plástico). Por causa de suas características estéticas pode substituir a madeira em muitas aplicações, com melhor qualidade de durabilidade e outra características frequentemente muito úteis. Portanto, é definido a “madeira técnica”.


Quais são as vantagens de Woodn em relação a outros WPC?

Woodn tem uma porcentagem menor de fibra de madeira exposta em relação a qualquer outro WPC tradicional (25% contra 70%).
Isso é uma vantagem porque:
- Woodn tem uma capacidade de absorção de água menor do que o WPC tradicional, absorvendo somente 3% do próprio peso, contra cerca de 5% absorvido pelo wpc;
- Woodn possui colorações muito mais homogêneas e resistentes aos raios UV, porque os pigmentos se ligam ao componente polimérico e não à fibra de madeira.
A exclusiva fórmula de Woodn, graças ao uso de componentes expansíveis, permite modificar a densidade do material com base nas diferentes aplicações. O peso específico de Woodn, de fato, varia de 0,8 a 1,1 Kg/dm3, enquanto o Wplc tradicional possui um peso específico, não modificável, de 1,2 a 1,3 Kg/dm3

Isso constitui uma vantagem porque:
-Woodn tem um peso menor que os materiais para exteriores;
-Woodn pode ser reduzido adicionalmente de 30% do peso para os usos para interiores sem precisar de especiais características mecânicas.

O Woodn possui fios em pasta graças a um especial processo de produção exclusivo da Woodn, conferindo-lhe um efeito lenhoso e permite realizar trabalhos sem modificar a colorações. Os fios ou fibras são aleatórios e não repetidos.


Que coeficiente de transmitância térmica tem o Woodn?

Não se trata de transmitância térmica de Woodn, porque a transmitância não é uma característica do material.
Para o material pode-se falar de condutibilidade térmica, que para o Woodn é equivalente a 0,15 W/mk (metro Kelvin).
O valor da transmitância térmica de um elemento construtivodepende da condutibilidade térmica dos materiais com os quais é realizado, do seu tamanho e das condições de troca térmica em que se encontra. Na realidade, deve ser calculado a cada vez.


Que diferença há entre uma fachada revestida e uma fachada ventilada?

Uma fachada ventilada possui uma lacuna ou um intervalo entre a parede de suporte o material de revestimento. Em geral este espaço de ar é criado graças à subestrutura, que deve então ser realizada com elementos autoportantes. Com frequência as estruturas para paredes ventiladas possuem suportes de regulação que permitem alinhar perfeitamente a fachada independentemente do suporte sobre as quas estão fixadas (ou seja mesmo que a parede estiver “torta”, a fachada resultará “reta”).

A fachada ventilada contribui para uma maior salubridade do edifício, trazendo sem dúvida muitos benefícios, a saber:
- proteção da estrutura das paredes contra a ação dos agentes atmosféricos;
- redução dos riscos de rachadura e despegamento
- facilidade de colocação e manutenção
- economia de energia / isolamento térmico com menor disperção de calor
- diminuição significativa dos custos com intervenções de manutenção
- maior conforto de habitação no inverno e no verão

Uma parede somente revestida, por outro lado, pode ter ou não um espaço de ar entre a parede de suporte e o revestimento, e este espaço de qualquer modo é insuficiente para garantir a ventilação (movimento de ar).
As estruturas para o revestimento não têm suportes de regulação, portanto em geral o revestimento segue o andamento da parede de suporte.
Le strutture per rivestimento non hanno staffe di regolazione, pertanto in genere il rivestimento segue l’andamento del supporto murario.


Qual é o comprimento máximo das ripas?

As ripas têm comprimentos padronizados que foram estudados para otimizar a maneabilidade nos canteiros do material sem danificá-lo, mantendo as fugas para a dilatação dentro de valores razoáveis (por ex. se temos uma ripa de ml a dilatação é de 6 mm, se de 4 ml é 1,2 cm). Excetuando estas considerações iniciais é possível extrudar ripas de até 4,5 ml.


Woodn oferece isolamento acústico?

Não, mas é possível ser utilizado como revestimento estético de paineis de absorção acústica (por ex. o Modulatus Q9510 com um painel isolante acústico embaixo). De qualquer forma, Woodn, possuindo agente formador de espuma, tem micro-bolhas no interior do material que permite uma absorção do som.


Woodn tem cavidades internas, ou seja não é um material por assim dizer “cheio”, quais são as vantagens?

Le cave determinano una maggiore leggerezza del materiale. Inoltre, consentono una continua areazione che garantisce lo smaltimento rapido dell’umidità e del calore dovuto all’esposizione al sole.


Como se elimina o Woodn?

Como resíduo especial não perigoso, categoria do plástico.


Woodn possui a certificação MED?

O produto Woodn Ornans atende às Convenções SOLAS 74, as resoluções e as portarias IMO e IMO FTP Cpde parte 1 mencionada no anexo A-1/3.18 e os Procedimentos do Módulo B - Anexo B da Diretriz 96/98/CE e emendamentos sucessivos.
Outrossim, a empesa Woodn Indutries implementou e mantém um sistema de qualidade que garante a conformidade ao Tipo, Certificado CSI MED/0497/340/12, e aos requisitos do procedimento do Módulo E – Anexo B da Diretriz 96/98/CE emendada com Diretriz 2011/75/UE.


Que garantia tem o produto Woodn?

Woodn tem garantia de 5 anos.